>

<

Home/

Tratamentos

tratamentos

Utilizamos abordagens diversas, como acompanhamento médico-psiquiátrico, terapia cognitivo comportamental, terapia familiar, entrevista motivacional, terapias ocupacionais, programa 12 passos + ajuda mútua, yoga, meditação e educação física.

Todas as atividades são realizadas de forma gentil e conscienciosa, considerando as possibilidades e restrições de cada paciente.

Acompanhamento médico-psiquiátrico

Todos os nossos pacientes são acompanhados por médico psiquiatra que irá investigar, organizar e promover o melhor tratamento psiquiátrico possível junto à equipe assistente. Será responsável pela interlocução com equipe externa (quando houver) e pela definição da alta hospitalar.

Terapia cognitivo comportamental

Foi desenvolvida pelo psiquiatra-neurologista Aaron Beck, na década de 1960. É reconhecida em diversos outros quadros como transtorno bipolar do humor, esquizofrenia, transtornos alimentares, transtornos ansiosos, fobias, transtornos por uso de substâncias, entre outros. Seu objetivo principal é identificar padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos que estão na origem dos problemas, indicando, a partir disso, técnicas para alterar essas percepções de forma ativa.

Terapia familiar

Sabemos o quanto uma doença psíquica pode impactar as pessoas ao redor e o quanto é importante o ajuste comportamental de cada indivíduo envolvido para que o tratamento obtenha sucesso. Pensando nisso, oferecemos a terapia familiar de base sistêmica e grupos de psicoeducação e orientação parental. Quanto maior a disponibilidade familiar em participar dos programas propostos, mais chance de sucesso pós-internação o paciente obterá.

Entrevista motivacional

Técnica voltada para a identificação do estágio de motivação do indivíduo. A Entrevista Motivacional é um estilo colaborativo de conversação que visa preparar e otimizar o comprometimento com a mudança. A técnica engloba várias práticas psicoterápicas como terapias focais, “centradas no paciente”, sistêmica e cognitivas. A Entrevista Motivacional orienta os pacientes a convencerem-se sobre a mudança que é necessária (Miller & Rollnick, 1991). É muito utilizada no tratamento de transtornos por uso de substâncias.

Terapias ocupacionais

Terapia Ocupacional é a área responsável por promover a saúde e bem-estar das pessoas com problemas físicos, sensoriais, sociais e motores. A intervenção estimula a participação ativa dos pacientes ao longo do processo terapêutico com o intuito de auxiliá-los na recuperação das suas capacidades funcionais e sociais. Na clínica, oferecemos diversas linhas de terapia ocupacional, como pintura, horta, teatro, acupuntura, entre outros.

Programa 12 passos + ajuda mútua

Consagrado pelo seu emprego em grupos anônimos, o programa de passos e mútua ajuda permite a criação de metas, reflexão e unidade/identidade com grupos que permitirão a retomada da vida social e desenvolvimento de redes de apoio para a retomada da vida pós-internação. É o método isoladamente mais eficaz no tratamento de transtornos por uso de substâncias.

Yoga & Meditação

A prática de Yoga e de meditação permite, além de uma recuperação física equilibrada, o desenvolvimento de habilidades de foco, tolerância à dor e desconforto, redução da ansiedade e impulsividade e maior conexão com o momento presente de forma saudável. É um excelente recurso acessório para desenvolver autoestima e mudança para um estilo de vida saudável. Todos os dias oferecemos aulas de 50 minutos para os pacientes da Clínica.

Educação Física

Diariamente, os pacientes são convidados a participar da educação física na Clínica, que envolve desde atividades de musculação até esportes diversos (tênis, vôlei, basquete, futebol) e atividades na piscina como natação, hidroginástica e bike aquática. As atividades físicas são fundamentais para o ganho de equilíbrio, socialização, autoestima e mudança do estilo de vida.

Podemos lhe ajudar a tomar a melhor decisão